Marca Maxmeio

notícias

17 maio, 2018 FECAM marca presença no projeto “Escola Itinerante” do TCE em Santa Cruz

santacruz.jpg

O presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte e presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (Avante) participou nesta quarta-feira (16) do segundo, de uma série de encontros regionais de orientação a gestores municipais, promovidos dentro do projeto “Escola Itinerante” do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), em parceria com a Federação dos Municípios (FEMURN) e a FECAM/RN.

O evento foi realizado no Teatro Municipal Candinha Bezerra com o tema “Execução da despesa pública orçamentária e financeira sob a ótica da ordem cronológica de pagamentos”. O presidente da FECAM ressaltou que o fortalecimento institucional acontece por meio de iniciativas como esta. “Quando uma Câmara busca essa qualificação, a melhoria da qualidade do serviço, o controle interno e o acompanhamento dos órgãos de controle, se tornam mais eficientes”, destacou o vereador Raniere.

No encontro que termina nesta quinta-feira, 17, os gestores e técnicos das Câmaras e das Prefeituras vão discutir temas como planejamento e orçamento municipal, Lei de Acesso à Informação e Portal da Transparência, funcionamento do sistema SIAI, execução da despesa pública, entre outros.

Iniciado em 2015, o projeto “Escola Itinerante” do TCE busca prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação dos gestores. O conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, que dirige a Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, disse que ainda ocorrerão encontros nos municípios de Mossoró e Martins. Diretor Executivo da FECAM, o ex-vereador Júlio Protásio e ainda os diretores da federação, Erineide Sá e Anchieta Júnior também participaram do evento em Santa Cruz.