Marca Maxmeio

Telecentros FECAM-RN

O Projeto para Inclusão Digital proposto dar-se-á através da instalação nas Câmaras Municipais de unidades denominadas: Telecentros Legislativos Comunitários.

Estes Telecentros são espaços equipados com computadores conectados à Internet em banda larga com oferta de serviços. Cada unidade de Telecentro deverá possuir 10 microcomputadores conectados em rede. As principais atividades oferecidas à população são: cursos de informática básica em software livre; uso dos equipamentos para acesso a Internet; oficinas temáticas e construção de sites da comunidade.

Nos últimos anos desenvolvem-se no país diversas ações para promover a inclusão digital, concentrando-se na instalação de laboratórios e na oferta de cursos de informática básica para estudantes. As políticas públicas implementadas destacam-se pela iniciativa visando diminuir a exclusão digital. No entanto, percebem-se as ausências de uma política mais ampla de utilização dos recursos da Internet e da aplicação de medidas para garantir a penetração nas comunidades, sustentabilidade e continuidade dos projetos.

Haja vista que as Câmaras Municipais não podem ignorar a realidade das comunidades, a FECAM/RN elaborou e apresenta este projeto como forma de suprir essas ausências e integrar os legislativos municipais aos demais esforços, políticas públicas e ações já em curso de responsabilidade social que visam à inclusão digital da população, potencializando e multiplicando seus efeitos e resultados.

Esse projeto, no seu modelo de funcionamento, ainda propõe-se a permitir o uso da tecnologia digital como um dos meios de conscientização dos usuários em relação aos principais problemas sociais, culturais e ambientais de sua cidade possibilitando pela prática, uso e dinâmica a mobilização para a realização de ações comunitárias que venham contribuir para solução de problemas dos vários segmentos da sociedade e ampliar sua visão de mundo.